Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

ProClima2050: Estratégias para o Enfrentamento das Mudanças Climáticas, descreve o roteiro de planejamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Acesse o link para download:

- ProClima2050: Estratégias de Enfrentamento das Mudanças Climáticas 001/2024

ProClima2050: Strategies For Addressing Climate Change

As Estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas assumem um papel fundamental como guia estratégico para a Assessoria do Clima vinculada à Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura do Estado do Rio Grande do Sul. Além de estabelecer metas e objetivos, esse plano define prazos para sua execução, servindo como roteiro para as medidas de mitigação e adaptação necessárias.

estratégia possui os seguintes pilares:

1. Resiliência Climática

Concentrar-se em fortalecer a resiliência do Estado às mudanças climáticas. Isso inclui o desenvolvimento de infraestrutura resiliente, planos de gestão de riscos e estratégias de adaptação para proteger as comunidades e os recursos do RS dos impactos da dinâmica climática.

2. Transição Energética Justa

Reconhecer a importância de uma transição para fontes de energia limpa e sustentável a partir de iniciativas para promover a produção e o uso de energias renováveis, a eficiência energética e a criação de empregos verdes, para garantir que essa transição seja socialmente justa e inclusiva. Baseado nas atividades de mineração de carvão e geração termelétrica nas regiões carboníferas (Baixo Jacuí e Campanha) do Estado, busca reconhecer a importância de uma transição para fontes de energia limpa e sustentável a partir de iniciativas para promover a produção e o uso de energias renováveis, motivado pelos compromissos de redução de gases de efeito estufa, em articulação com os entes federativos, agentes setoriais e com a sociedade

3. Redução das Emissões de Gases de Efeito Estufa

Compromissos foram estabelecidos para reduzir significativamente as emissões de gases de efeito estufa. A implementação de ações concretas, como a transição energética, a promoção de práticas agrícolas sustentáveis, o estímulo à pesquisa e o estabelecimento de regulamentações para controlar as emissões industriais são apenas alguns exemplos de medidas empenhadas na mitigação das emissões dos GEEs.

4. Educação Ambiental e Conscientização

Reconhecer a importância da educação ambiental como uma ferramenta fundamental para informar e engajar a população sobre as mudanças climáticas, os impactos ambientais e as ações que cada indivíduo e comunidade possam tomar para contribuir com a mitigação e adaptação. A integração do Mapa Estratégico do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e o desenvolvimento das Estratégias para o enfrentamento das mudanças climáticas demonstram o compromisso do Estado do RS em liderar esforços para combater as mudanças climáticas e proteger o meio ambiente para as gerações futuras. Essas Estratégias servirão como uma base sólida para a implementação das ações necessárias, garantindo que o Estado alcance seus objetivos de resiliência climática, transição energética e redução de emissões até o ano de 2050, devendo ser adotado como plano de Estado.

ProClima2050