Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

O projeto Roadmap Climático, é uma plataforma criada para auxiliar e engajar os municípios ao enfrentamento das mudanças climáticas no Estado do Rio Grande do Sul. O objetivo é obter um diagnóstico climático a partir da disposição de informações locais de cada municipalidade por meio da coleta de dados e para a possibilidade posterior de identificação de estratégias de mitigação e adaptação climática a nível estadual.

Esse processo inclui seis etapas:

1. Promoção das Ações de Governança Multinível e Criação das Comissões Municipais

Essa etapa inclui a promoção das ações de gestão multinível, fomentando a criação das Comissões Municipais para tratar de Mudanças Climáticas e orientação das iniciativas a serem desenvolvidas por meio do projeto Roadmap Climático.

2. Firmar Contrato com o Financiador Internacional

Essa etapa envolve a formalização do contrato com o financiador internacional, no caso o Future Fund vinculado à Iniciativa Under2, a fim de garantir o financiamento necessário para a implementação do projeto Roadmap Climático.

3. Desenvolvimento da Ferramenta Tecnológica

Inicialmente, será desenvolvida a ferramenta tecnológica (software) chamada “roadmap climático”, para consolidar informações municipais.

4. Mapeamento de Iniciativas 

Identificação e mapeamento das iniciativas climáticas em andamento nos municípios.

5. Orientação e Definição de Estratégias

Com base nos diagnósticos, orientação e definição de estratégias específicas para cada município, visando à redução de emissões de GEE

6. Monitoramento do Progresso

A ferramenta “roadmap climático” será usada para monitorar o progresso das ações implementadas e garantir que elas contribuam eficazmente para a meta coletiva de zerar as emissões de GEE até 2050.

Investimento R$ 2 milhões

25 mil que serão recebidos pelo financiamento internacional e aplicados inicialmente, e a previsão de mais R$ 2 milhões 

Conclusão 

Até fim de 2025

ProClima2050