Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Projeto de Pesquisa Técnico-Científica: Monitoramento de Gases de Efeito Estufa nos Campos e nas Florestas

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul por intermédio de sua Secretária de Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) em cooperação com a Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPERGS), publicou edital de fomento à pesquisa Técnico-científica em promoção ao Monitoramento de Gases de Efeito Estufa nos Campos e nas Florestas no território gaúcho.

O objetivo principal dessa iniciativa é gerar subsídios técnicos para o combate às mudanças climáticas no Estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa possibilitará o conhecimento científico das fontes emissoras e sumidouras de GEE, enquanto principais setores responsáveis. Isso inclui a validação de dados de emissões de gases de efeito estufa, a criação de um sistema de monitoramento ambiental, o alinhamento com metas globais de redução de emissões e o compromisso com o desenvolvimento sustentável, em particular, o combate à mudança climática. 

Esse processo inclui quatro etapas:

1. Validação de Dados

Garantir a precisão e confiabilidade dos dados relacionados às emissões de gases de efeito estufa (GEE), por meio da validação dos dados divulgados no Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SEEG) de 2023. Isso é fundamental para uma compreensão precisa das emissões em nível local e para a formulação de políticas eficazes de redução.

2. Criação de Sistema de Monitoramento

Desenvolver um sistema de monitoramento de gases de efeito estufa nos mais diversos ambientes, o que permitirá a obtenção de dados primários e em tempo real sobre as emissões de GEE. Essa ação é essencial para uma gestão eficiente e para avaliar o progresso em relação às metas climáticas.

3. Alinhamento com Metas Internacionais

Contribuir ativamente para o cumprimento das metas climáticas internacionalmente estabelecidas, como a redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2030 e a neutralização das emissões líquidas de GEE até 2050. Essa iniciativa coloca o Estado em conformidade com acordos globais e demonstra seu compromisso com a sustentabilidade. É importante ressaltar que, especialmente devido à singularidade do bioma Pampa, os dados locais precisam ser medidos e considerados de forma especial, contribuindo para a definição de metodologias específicas e eficazes nesse contexto.

4. Financiamento de Estudos Científicos

Apoiar a pesquisa científica relacionada às mudanças climáticas por meio de editais de fomento à pesquisa. Isso permite que instituições técnicas e tecnológicas proponham medidas e ações para promover a resiliência climática. Essa iniciativa visa aproveitar a expertise local para desenvolver soluções inovadoras para os desafios climáticos do Estado. É fundamental que esses editais continuem no futuro para sustentar esse importante trabalho de pesquisa e ação climática.

Investimento R$ 15 milhões

O Edital em parceria com a Fapergs foi lançado em 14 de setembro de 2023 e  corresponde a um investimento de R$ 15 milhões em promoção à Pesquisa Técnico-científica.

Acesso: Edital SEMA-FAPERGS 02/2023

ProClima2050